PROJETOS

CORRESPONDÊNCIA ANTICANCERÍGENA

Alunas: Amanda Ferreira Furian e Paula Marky Sobral.
Profa. colaborador: Regina Marques Marcók.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2010.

Premiações

 

Descrição

Qualquer pessoa alvo do câncer, a partir do diagnóstico, tem uma vida mais delicada tanto física quanto emocionalmente. No caso dos adolescentes com câncer, além de enfrentarem sensações desagradáveis e serem obrigados a passarem por procedimentos agressivos, estão em uma fase cheia de descobertas em relação a novas experiências e ao mundo. No entanto, todos os privilégios desse período podem ser facilmente extraídos quando o que mais importa é prognóstico. Ao adolescermos, as relações sociais também são importantes, mas como é possível vivê-las na escola, em festas e saídas com amigos, se o hospital torna-se o local de maior frequência? Nossa questão-problema é verificar se a troca de correspondências pode ser útil durante o tratamento dos adolescentes acometidos pelo câncer. Tendo como base o sofrimento do adolescente ao ficar internado, levantamos a hipótese de que possibilitar aos mesmos uma troca de cartas, nas quais possam expressar e compartilhar com outro adolescente na mesma situação, suas reflexões sobre diversos temas dentro da perspectiva que estão vivendo no momento, possa fazê-los externar e equilibrar suas emoções durante essa fase da vida. O trabalho consta de 3 etapas: 1ª Etapa: a) Contato com psicólogos/médicos que trabalham com adolescentes com câncer. b) Primeiro contato com os adolescentes para exposição do projeto; c) Aplicação do questionário de identificação/consentimento dos adolescentes para a participação no trabalho; 2ª Etapa: a) Troca de cartas piloto com 3 duplas, com idade de 15 a 17 anos; b) Seleção dos temas das cartas; c) Troca de correspondências, duas por mês, durante seis meses; 3ª etapa: a) Aplicação de questionário para identificação de possíveis alterações com relação aos sentimentos dos adolescentes antes e depois das trocas das cartas. b) Avaliação dos resultados. Nossos resultados preliminares referem-se a itens constantes da 1ª Etapa, na qual realizamos o contato com 3 psicólogas e uma médica, que nos auxiliaram com a elaboração do questionário para identificação do perfil dos adolescentes; com as diretrizes da metodologia e indicação prévia de adolescentes para participarem do projeto.