PROJETOS

MICROBIOLOGIA DEMOCRÁTICA: Estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores

Autores: Ana Clara Cassanti, Ana Cláudia Cassanti.
Profas. Orientadoras: Suzana Ursi, Eliana Ermel de Araujo.
Ano: 2007.

Premiações

FEBRACE 2008
- 1º lugar em Ciências Humanas
MOSTRATEC 2007
- 3º lugar em Microbiologia Democrática
- 3ºlugar geral em ciências humanas e credenciamento para Expocientec

Descrição

O aprendizado de microbiologia auxilia as crianças a descobrirem tantos os problemas quanto os benefícios que os microorganismos podem causar aos seres vivos e ao meio ambiente. Dessa maneira, achamos importante que todos os alunos, independentemente do nível socioeconômico, tenham acesso a esse assunto. Nosso trabalho visou testar a hipótese de que é possível o ensino de microbiologia em escolas que não possuam recursos financeiros para a construção e manutenção de um laboratório de ciências. Para conseguir testar nossa hipótese, fizemos experiências: substituímos materiais caros por outros mais baratos, como uma estufa profissional por uma estufa feita de papelão, agar por gelatina incolor, e autoclave por uma panela de pressão. Na primeira, fizemos um cultivo de bactérias e verificamos a eficiência de desinfetantes de diferentes marcas. Em outra experiência, mostramos que mãos aparentemente limpas contêm muitas bactérias. Na terceira experiência, demonstramos qual é a melhor forma de se conservar um alimento. Outra estratégia importante para nosso trabalho foi a criação de um jogo virtual (computador) e de um jogo de tabuleiro, para que as crianças consigam aprender microbiologia de um modo mais divertido do que em aulas convencionais. Nossos jogos contêm três fases e uma última etapa constituída por perguntas que testarão os conhecimentos adquiridos pelas crianças durante o jogo. O jogo de tabuleiro tem custo baixo, por ser feito de materiais escolares simples. As atividades foram utilizadas em aulas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Aplicamos pré e pós testes visando avaliar a eficiência das atividades. Os dados obtidos permitem aceitar a hipótese inicial do trabalho. O novo desafio do projeto é divulgar o material desenvolvido. Com esse intuito, estamos participando de diversos eventos científicos. Além disso, desenvolvemos uma oficina para professores da rede pública, que será realizada dentro da programação do assim chamado Mini Simpósio. Esperamos que essas iniciativas nos auxiliem a tornar o ensino de microbiologia cada vez mais democrático!
Observação: esse trabalho dá continuação à investigação desenvolvida no ano anterior.

Fotos