PROJETOS

LINGUAGEM SEM LIMITES: Elaboração e uso de materiais didáticos interativos para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos

Autores: Pedro R. Monastério, Paulo Shwartsman, Rômulo Lupo Aleida.
Profas. Orientadoras: Suzana Ursi, Eliana Ermel de Araujo.
Ano: 2007.

Premiações

 

Descrição

Alunos surdos que são alfabetizados segundo as regras da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) apresentam dificuldades de expressão quando tentam escrever textos em português. Tal problema ocorre devido a diferenças marcantes entre essas duas línguas, como a falta de conjugação verbal na Libras. Nosso objetivo é desenvolver jogos interativos de computador para auxiliar na aprendizagem da conjugação verbal por parte de alunos surdos. Nossa hipótese é que a utilização desses jogos pode melhorar o desempenho dos estudantes ao escreverem textos em português. Elaboramos vários jogos utilizando o programa Jclik, com o qual é possível criar atividades interativas como palavras cruzadas, exercícios de completar frases, reordenar sentenças e ligar figuras a palavras. Estabelecemos uma parceria com as Faculdades Integradas Rio Branco, instituição que oferece condições à inclusão de alunos surdos em seus cursos do terceiro grau, visando testar nossa hipótese. Duas alunas surdas do primeiro ano do curso de pedagogia dessa instituição fizeram um pré-teste composto de perguntas cujas respostas demandavam o uso de diferentes tempos verbais e a conjugação de alguns verbos. Após esse pré-teste, as alunas iniciaram a utilização dos jogos que desenvolvemos. Após duas semanas de uso do material, elas serão submetidas novamente a teste para verificar alterações em sua maneira de redigir textos, o que permitirá avaliar a eficiência dos jogos.

Fotos