PROJETOS

MICROBIOLOGIA DEMOCRÁTICA: Estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores

Autores: Ana Clara Cassanti, Ana Claudia Cassanti, Arthur C. Del Papa, Carolina Strauss, Henrique Portes, Thiago E. Thut.
Profas Orientadoras: Eliana Ermel de Araújo, Suzana Ursi.
Ano: 2006.

Premiações

 

Descrição

O aprendizado de microbiologia auxilia as crianças a descobrirem tantos os problemas quanto os benefícios que os microorganismos podem causar aos seres vivos e ao meio ambiente. Dessa maneira, achamos importante que todos os alunos, independentemente do nível sócio-econômico, tenham acesso a esse assunto. Nosso trabalho visou testar a hipótese de que é possível o ensino de microbiologia em escolas que não possuam recursos financeiros para a construção e manutenção de um laboratório de ciências. Para conseguirmos testar nossa hipótese, substituímos materiais caros por outros mais baratos, como uma estufa profissional por uma estufa feita de papelão, agar por gelatina incolor e autoclave por uma panela de pressão. Realizamos três experiências. Na primeira, fizemos um cultivo de bactérias e verificamos a eficiência de desinfetantes de diferentes marcas. Em outra experiência, mostramos que mãos aparentemente limpas contêm muitas bactérias. Na terceira experiência, demonstramos qual é a melhor forma de se conservar um alimento. Outra estratégia importante para nosso trabalho foi a criação de um jogo virtual (computador) e de um jogo de tabuleiro, para que as crianças consigam aprender microbiologia de um modo mais divertido do que em aulas convencionais. Nossos jogos contêm três fases e uma última etapa constituída por perguntas que testarão os conhecimentos adquiridos pelas crianças durante o jogo. O jogo de tabuleiro tem custo baixo, por ser feito de materiais escolares simples. A próxima etapa de nosso trabalho é divulgar, aplicar e analisar a eficiência dos materiais que desenvolvemos até o presente.
Agradecimento à colaboradora Maria L. Carvalhal (Instituto de Biomedicina da USP).

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