Biblioteca ganha seção especial com livros em italiano

Publicado em 31 de maio de 2016 às 13:23

O Colégio Dante Alighieri inaugurou, recentemente, uma seção específica de livros em italiano tanto na biblioteca central quanto na infantil. O espaço foi criado no intento de ampliar as possibilidades, para alunos e professores, de contato com obras produzidas originalmente em italiano – livros didáticos também foram trazidos –, principalmente levando-se em conta o aprofundamento dos estudos dessa língua na escola com a chegada do chamado Currículo Italiano, um programa intensivo de ensino do idioma para crianças matriculadas desde o 1ª ano do Ensino Fundamental.

A Diretoria do Colégio adquiriu aproximadamente 270 livros, escolhidos pela diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, pela coordenadora de Italiano, professora Angela Angoretto, e pela bibliotecária-chefe da instituição, Marilda Mitsui. A escolha das obras se deu em atenção às necessidades dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Para garantir a aquisição de títulos novos indicados ao público estudantil, elas participaram da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, entre os dias 4 e 7 de abril, durante a qual escolheram os livros.

“Escolhemos as obras pensando no italiano como segunda língua dos alunos do Dante. A ideia surgiu depois da chegada do Currículo Italiano, pois ainda não tínhamos um acervo específico nessa língua e precisávamos de livros”, explicou Marilda. “Para isso, fomos à feira de Bologna, que é o melhor evento para saber das novidades nessa área.”

A bibliotecária-chefe também destacou que os livros já estão sendo utilizados. “Alunos e professores já pegaram vários livros, e também vimos pais vindo buscar obras infantis para lerem com os filhos em casa”, disse.

Aproveitando-se da viagem, Marilda e as duas professoras visitaram diversas universidades daquele país, como a de Roma, a de Turim e a de Verona, a fim de conhecer as propostas pedagógicas de cada uma das instituições e buscar oportunidades para o enriquecimento do conteúdo programático do Currículo Italiano.

no images were found