Biblioteca do Dante é ampliada e conta com novos espaços para alunos

Publicado em 27 de abril de 2015 às 9:56

Procurando atrair seus alunos em busca de novas leituras e aprimorar a realização de atividades pedagógicas no local, o Colégio Dante Alighieri realizou uma série de reformas de ampliação e modernização nas áreas das bibliotecas Central e Infantil, localizadas no edifício Victorio Américo Fontana.

Inaugurado no início de março de 2015, o novo espaço, que estava em reforma desde o fim de novembro do ano passado, agora conta com uma nova sala para o setor infantil. Além dessa novidade, a Biblioteca Central, Infantil e o Centro de Pesquisa Multimídia também foram aprimorados e ampliados, com o objetivo de proporcionar o melhor acervo possível aos alunos. Ao todo, são 59 mil livros e 2 mil softwares disponíveis aos estudantes.

O grande destaque da reforma foi a ampliação da Sala do Conto, destinada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I. De acordo com Marilda Mitsui, bibliotecária-chefe do Colégio, a mudança foi motivada pela crescente demanda do setor infantil – já que os professores, por utilizarem cada vez mais local para a realização de atividades, precisavam de mais espaço.

Já as mudanças na Biblioteca Central, reservada para os alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, tiveram o objetivo de criar um ambiente de convivência para os estudantes e trazer uma nova proposta pedagógica. Para isso, foram colocados sofás e poltronas para decorar e deixar o local mais atrativo para os dantianos. O acervo do Centro de Memória – que conta com 17 mil fotografias, 2500 documentos e 180 livros raros – também foi instalado no local, com uma parte do material à mostra e o restante – como documentos mais sensíveis – devidamente acondicionados na Biblioteca.

A respeito das mudanças, Marilda mostrou-se otimista e afirmou que as reformas incentivam ainda mais a visita dos estudantes para estudos e leituras. “O conceito todo da Biblioteca mudou. Se tornou mais moderno, e os alunos se sentem mais à vontade. Pelo que vimos, eles aprovaram as mudanças”, disse.

No dia 27 de abril, os conselheiros do Colégio, acompanhados da bibliotecária-chefe, do presidente José Luiz Farina e do diretor financeiro João Ranieri Neto, visitaram as instalações da Biblioteca e conheceram as novas salas. O grupo também observou alguns dos documentos do Centro de Memória e os itens presentes no acervo da Biblioteca Central.