Atleta olímpica visita alunos do 5º ano do Dante

Publicado em 16 de maio de 2016 às 14:43

A atleta Aline Silva, praticante de luta olímpica, é hoje a quarta melhor do mundo em sua modalidade e esperança de medalha para o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Como participante do programa Esporte em Ação do Estadão, ela visitou o Colégio Dante Alighieri na tarde do dia 10 de maio para conversar com alunos dos 5º ano do Ensino Fundamental.

Realizada no Ginásio de Esportes, a conversa teve início com uma breve introdução à modalidade da luta olímpica. Aline começando destacando a origem distante dessa prática esportiva, o que a caracteriza como uma das mais antigas lutas já criadas, além de descrever seus estilos, golpes e regras. Em seguida, a atleta falou um pouco de sua história pessoal, que teve início como lutadora de judô e, posteriormente, como atleta da luta olímpica, à qual passou a se dedicar exclusivamente após tornar-se campeã do campeonato brasileiro da modalidade e ir competir nos Estados Unidos. Isso tudo levou Aline à conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Toronto.

A lutadora também se referiu à maneira como o esporte a ajudou a ter mais disciplina, força de vontade, dedicação nos treinos e, principalmente, cuidados com a saúde. Após passar um vídeo no qual ela aparece se preparando e vencendo uma luta, Aline respondeu a algumas perguntas dos alunos.

Na sequência, foi a vez de os alunos praticarem um pouco o esporte. Antes, porém, a lutadora e seu técnico fizeram uma pequena demonstração de uma disputa. Com base nessa orientação, os dantianos, divididos em grupos, realizaram alguns  exercícios para conhecer, na pele, os fundamentos da luta. Por fim, Aline agradeceu a oportunidade da visita e encerrou o encontro com uma sessão de autógrafos e fotos com os alunos.

“Esse encontro não foi importante apenas para o esporte e para os alunos, mas para toda uma sociedade que precisa vivenciar nas aulas de educação física as danças e as lutas. Precisamos tirar a ideia de que esportes de luta são violentos. Ser lutador faz com que você aprenda a ter disciplina, agrega personalidade, e são coisas que ficam para a vida toda. É preciso abrir portas para outras oportunidades”, afirmou Aline.

“Foi uma bela iniciativa”, comentou o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física. “Achei a fala da Aline muito feliz e pedagógica. Percebe-se a dificuldade de sua vida em um esporte com pouco investimento e iniciativa. É muito importante para as crianças verem e valorizarem isso. Foi tudo de bom. Uma manhã inesquecível para quem ama esportes”, completou.

no images were found