Alunos viajam para Minas Gerais para estudo ambiental

Publicado em 4 de julho de 2016 às 12:04

Alunos do Ensino Médio fizeram, no primeiro fim de semana de julho, uma expedição científica às cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais. Eles realizaram um estudo do meio para obter dados atuais e históricos sobre as regiões visitadas e dar resposta à seguinte questão: “Em que medida a mineração foi e é necessária para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro considerando-se os riscos e prejuízos ambientais?”.

Conforme previsto no programa, a viagem rendeu uma série de observações sobre as consequências drásticas dos descuidos com o meio ambiente do que é exemplo a tragédia ocorrida no distrito de Bento Gonçalves, no município de Mariana, apontada como o maior desastre ambiental do Brasil.

Embora a expedição possa indicar um estudo reservado ao campo da Geografia, a proposta dos professores do Dante é, no entanto, promover um grande trabalho interdisciplinar – envolvendo não só Geografia, como também Biologia, Filosofia, Física, Inglês, Língua Portuguesa, Química e Tecnologia Educacional.

“Eles vão colher dados, fazer fotografias e gravações, e depois terão a tarefa de multiplicar isso entre os demais colegas. Vão elaborar projetos e compartilhá-los com as salas”, explicou o coordenador de Geografia, professor Everaldo Vellardi.

Após retornarem, os estudantes utilizarão todo o material obtido durante a expedição para produzir comentários, charges e artigos de opinião abordando a pergunta inicial.