Alunos do High School celebram conclusão do curso

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 11:26

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 9 de dezembro, a formatura da quinta turma do programa Dante High School. Além dos formandos – que, a depender do ano em que iniciaram a High School, concluem na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ­­– a celebração reuniu amigos e familiares dos estudantes.

Compuseram a mesa principal do evento o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, a coordenadora do Dante High School, professora Rossella Beer, o representante da HSE (responsável pela coordenação do High School no Brasil) Luciano Machado Couto e o professor homenageado da noite, Charles Neilson.

Na abertura do evento, a professora Rossella, em breve discurso, dedicou-se a parabenizar os alunos e agradecer o trabalho de todos os envolvidos nas atividades do Dante High School. “Chegou a noite que tanto esperamos. Agradeço aos pais, em primeiro lugar, por confiarem em nós e no programa. Vocês sabiam que não seria fácil. Também preciso agradecer aos meus professores, todos fantásticos”, disse, falando, em seguida, de todos os departamentos que colaboraram no decorrer de 2015.

Em seguida, dr. Farina discursou fazendo referência aos novos caminhos que os dantianos percorrerão. “É o passo seguinte rumando a uma nova realidade, então gostaria de dar alguns conselhos. É fundamental que ética e honestidade caminhem junto, e, para alcançarem seus objetivos, é importante que vocês sigam calmamente, passo a passo”, falou. Em seguida, ele abordou o histórico do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do ex-presidente John Fitzgerald Kennedy, trazendo reflexões de ambos para motivar os alunos a persistir em seus planos.

Findada a primeira parte da entrega dos certificados aos graduandos, o professor Charles Neilson falou em nome de todos os tutores do Dante High School. “Parabéns por essa conquista, que, para mim, é rara e marcante. Vocês escolheram estudar não só o currículo do Dante, como também o currículo estadunidense, e ainda com um monte de ‘gringos’!”, disse, levando o público presente às risadas. “O futuro de cada um de vocês dependerá da vontade e determinação em seguir lá fora, continuando a jornada, seguindo o seu próprio caminho. Não mais o dos professores, dos seus pais ou do Dante, e sim o seu.”

Os últimos a discursar na solenidade foram os alunos Arthur Siqueira Campos Dantas Costa, Antonio Cattozatto Lino e Julia Harumi Haji, que representaram os formandos. Julia abriu sua fala dizendo que era difícil expressar o quanto os alunos cresceram no decorrer do Dante High School e, na conclusão, disse que todos seguirão seus caminhos com determinação. “Agora seremos jogados ao mundo. Alguns alunos aqui se tornarão advogados, médicos, musicistas, outros ainda não sabem que caminho seguirão. O importante, no fim das contas, é que levaremos nossos objetivos com paixão.”

Antonio, o segundo a falar, dedicou suas palavras aos professores, ressaltando a pluralidade cultural com que os alunos do High School viveram esses anos. “Os professores são, por si sós, um grande exemplo de diversidade [pois há professores de vários países]. Precisamos de versatilidade para nos comunicarmos bem com cada um deles. Professores, obrigado. O trabalho de vocês não é fácil, e ainda assim vocês sempre nos encorajam a seguir em frente.”

Arthur, por sua vez, disse que é muito difícil falar sobre o momento de despedida. “Pensamos, no decorrer do curso, se valia a pena seguir em frente. Mas o pessoal é maravilhoso, e a resposta sempre foi ‘sim, valeu a pena’. Todos nós saímos maiores do curso, e fizemos grandes amizades, que durarão para sempre”, falou.

No final do evento, os convidados participaram de um coquetel ao som da dupla Sax in the Beats.