Alunos do Dante mapeiam chuva de meteoros em São Paulo

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 17:12

Numa atividade em parceria com a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), um grupo de alunos do Colégio Dante Alighieri, sob a orientação do astrônomo Marcos Calil, conseguiu, no dia 17 de setembro, observar e registrar pela primeira vez um meteoro pertencente a uma chuva de meteoros inédita.

Com uma câmera instalada na cobertura do edifício Michelangelo, os dantianos conseguiram acompanhar o movimento de uma série de meteoros que passavam pelo céu. Conectado a essa câmera, um software fazia a detecção e a classificação dos movimentos, registrando-os eles de acordo com seu tamanho e duração.

Os alunos têm como objetivo mapear o volume de chuvas de meteoros observado em São Paulo, além de descobrir novas ocorrências delas, como aconteceu quando registraram o primeiro meteoro do estudo. Eles também vislumbraram outro meteoro na parte da manhã, horário no qual a manifestação desse fenômeno é ainda mais rara.

“Acho a participação dos estudantes nesse processo importante, pois envolve investigação científica. Eles participam da coleta e análise de dados e de todo o processo de construção. Envolveu também muitos conhecimentos que eles não sabiam e tiveram que aprender”, afirmou o astrônomo Marcos Calil. “A participação em uma rede colaborativa e o trabalho em equipe para um fim científico também são grandes diferenciais do projeto”, completou.

Nas próximas etapas,  o grupo pretende estudar as características físicas e o comportamento desses meteoros, como brilho, trajetória, material, entre outros detalhes.