Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Institucional

Alunos do Dante High School conversam com diretor de logística do Walmart no Brasil

Em 20 de abril de 2017

Como forma de se inspirarem para as atividades do projeto Dante in Company, alunos do programa Dante High School receberam, na tarde de 17 de abril, o diretor nacional de logística do Walmart, José Altschuller. De acordo com revistas como Fortune e Forbes, Walmart foi a maior companhia por receita do mundo em 2016, assim como é a maior empregadora, com 2,3 milhões de funcionários.

José é o responsável pela administração de todo o processo logístico na recepção e distribuição de mercadorias no Brasil. E, entre os desafios existentes em seu cargo, está o de prezar pela sustentabilidade em cada atividade executada – esse foi um dos principais motivos para o convite, tendo em vista que os avaliadores do Dante in Company tradicionalmente cobram dos alunos a busca por soluções sustentáveis em suas propostas de negócios.

O diretor do Walmart não apenas apresentou aos alunos dados básicos sobre o funcionamento da companhia, mas também abordou ações específicas realizadas pela gigante na busca pela sustentabilidade, como a elaboração de estratégias que reduzam as viagens necessárias para a distribuição das mercadorias.

Por fim, José falou da importância de outras ações que envolvam responsabilidade social, como a atenção à pequena agricultura – cultivo realizado por pequenos proprietários rurais –, e a garantia de que, em toda a cadeia de produção e comercialização dos produtos, as pessoas não trabalhem em condições insalubres e análogas à escravidão. “O Walmart pensa em alguns tópicos principais para a condução desses projetos, como: uso de energia, redução de desperdício, desenvolvimento consciente dos produtos e atenção às pessoas e às comunidades, elementos importantes para um tipo de progresso que também ajude o mundo”, disse.

Com a palestra, os alunos terão mais embasamento para elaborar seus projetos no Dante in Company levando em conta questões de sustentabilidade, assim como ocorreu nas edições anteriores. Em 2016, por exemplo, o grupo campeão, “CMVI”, desenvolveu o projeto de uma casa sustentável, com diversos mecanismos que podem economizar energia e água. Além disso, a própria casa seria feita com materiais leves e encaixáveis, facilitando a remodelação do espaço e o transporte dos componentes.

Categorias: Institucional