Alunos do Dante aprendem sobre astronomia e ciências em evento

Publicado em 25 de março de 2015 às 8:54

Como forma de complementar e ampliar os estudos apresentados em sala de aula, os departamentos de Tecnologia Educacional e Ciências da Natureza, Física e Biologia promoveram no dia 21 de março a atividade Luz, Câmera e Ciência. A iniciativa, que integra o programa de Educação Espacial do Colégio, reuniu alunos do Ensino Fundamental II e Médio para uma série de oficinas cujo foco foi o uso da tecnologia para o aprendizado da astronomia e o preparo para as olimpíadas estudantis.

Os alunos do 6º ano participaram, nas salas 8 e 9 do edifício Leonardo, de três atividades relacionadas ao tema da astronomia. A primeira delas, chamada Telúrio e ministrada pelos professores Danilo Yoneshige e Tania Pereira, consistiu na construção de um dispositivo que simula os movimentos de rotação e translação da Terra, Lua e Sol. “Foi muito bacana essa oficina por que estamos nos divertindo e aprendendo. O tema também foi muito legal, pois sempre tive curiosidade sobre o que acontece fora da Terra”, disse a aluna Pietra Issa, do 6º B

Os inscritos também puderam optar pela oficina de Skymap, um aplicativo sobre mapeamento astronômico para tablets e smartphones. Nela, aprenderam com o astrônomo Marcos Calil como utilizar as funções do software. Os estudantes, cada um utilizando um tablet, puderam assim observar os planetas à noite, reconhecer constelações, assistir a chuvas de meteoro e, por fim, descobrir como estava o céu no dia em que nasceram. “O feedback dos alunos foi incrível. É gratificante ver o brilho nos olhos deles e saber que vão prestar mais atenção no nosso céu”, afirmou Calil. “Acredito que a atividade serviu como porta de entrada para que estes jovens se sintam mais estimulados a participar de investigações científicas e astronômicas”, completou.

Em seguida, todos eles se reuniram para resolver exercícios sobre o tema como forma de treinar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. As questões traziam enunciados referentes, por exemplo, à distância entre a Terra e o Sol e o tamanho dos astros.

Para os alunos de 8º e 9º ano, duas oficinas foram montadas no Laboratório de Física do edifício Leonardo: Foto na Lata e Reco-Reco. A primeira, que também contou com os inscritos do Ensino Médio, ministrada pelo físico William Fernandes, consistiu na construção de uma câmera escura, dispositivo capaz de capturar imagens e muito utilizado no início da popularização da fotografia, no século XIX. Os estudantes também puderam tirar suas próprias fotos e participar do processo de revelação. “Gostei da atividade por ser um jeito diferente de tirar foto. Foi muito bacana ver um pouco de como era a fotografia antigamente”, disse o aluno Pedro Ferez Rocha, do 9ºD. A segunda atividade também envolveu a construção de um objeto, o reco-reco. Cada aluno recebeu o material necessário e fez o seu próprio instrumento, aprendendo assim sobre a física dos sons.

De acordo com a profª Valdenice Minatel, coordenadora geral de Tecnologia, o evento serviu para ampliar os conceitos que estão sendo vistos pelos jovens. “As aulas realizadas foram uma forma de unir alunos e professores na aprendizagem mais profunda de temas que estão sendo abordados na sala de aula”, afirmou. Para a profª Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica, as atividades mostraram como ir além do aprendizado por meio da tecnologia e procedimentos técnicos. “Foi interessante por mostrar experimentos e valorizar a parte técnica. Eles viram o potencial que pode ser alcançado ao utilizar tablets e outras ferramentas aliadas ao estudo”, disse a professora.

no images were found