Alunos do 6º ano disputam SoletraDante 2014

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 20:20

Em 29 de agosto, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri disputaram a final do concurso anual SoletraDante. Além de divertir os estudantes, o torneio de soletração, organizado pelo Departamento de Língua Portuguesa em parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional, busca estimular o estudo da ortografia das palavras.

O evento segue os moldes do quadro “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, em que os estudantes ficam em cabines e têm que acertar a soletração – letra por letra, com eventuais acentos e sinais gráficos – das palavras dadas pelos organizadores.

Ao contrário dos anos anteriores, quando a final era disputada em um sábado, a edição de 2014 foi realizada durante a semana. “No período da manhã, como há 8 salas do 6º ano, um representante de cada classe disputou a final. Já à tarde, que conta com apenas duas salas desta série, inicialmente, fizemos uma disputa entre os três primeiros colocados de cada classe. Os vencedores dessas disputas se classificaram para a grande final”, explicou a professora Adriana Freitas, do Departamento de Tecnologia Educacional.

Na parte da manhã, o campeão foi Frederico Constant Rocha da Silva, do 6° ano H. Felipe Pola da Costa Leite, do 6° ano J, por sua vez, conquistou a primeira colocação entre os estudantes da tarde.

A professora Maria Cleire Cordeiro, coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, ressaltou que os campeões (da manhã e da tarde) do SoletraDante 2014 serão premiados em 25 de novembro. Além disso, falou sobre o objetivo pedagógico da disputa. “Com o SoletraDante buscamos acabar com os problemas de ortografia dos alunos, deixando-os treinados para escrever corretamente. O 6º ano marca o começo de um novo ciclo e, assim, é importante deixar bem clara para os estudantes a importância de uma ortografia correta”, explicou.

no images were found