Alunos da 3ª série do Dante participam de encontro com Marcelo Rosenbaum

Publicado em 7 de outubro de 2016 às 12:27

Os alunos do Colégio Dante Alighieri, a convite do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, participaram, no dia 30 de setembro, de um encontro com o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum. Na ocasião, os dantianos assistiram a uma palestra de Marcelo e conheceram as instalações da Belas Artes.

Nascido em 1968, Marcelo frequentou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, em 1990, abriu seu escritório de arquitetura. Trabalhou com arquitetos de renome, participou de exposições e foi responsável pela montagem da exposição “Brasil Faz Design em Milão, Rio e São Paulo”, além de diversos outros projetos de arquitetura e design de interiores de várias marcas.

Em sua palestra, Marcelo falou sobre o que considera design e afirmou que, ao contrário de quando era mais jovem – época, segundo ele, em que se acreditava ser o design apenas para pessoas ricas –, acabou, com o tempo, vendo a atividade de forma diferente e, atualmente, encara o design como um valor estético em si, e não como um índice de status qualquer que lhe seja conferido. Marcelo também falou dos seus trabalhos em comunidades indígenas e carentes, nas quais busca criar uma “ponte” entre os produtores dos artigos ali desenvolvidos e as empresas que se interessam por aquela produção.

Após uma série de perguntas dos presentes, os alunos, sob a orientação de monitores da Belas Artes, visitaram as instalações da universidade, como o ateliê de corte e costura, o simulador de luz do Sol e vento – utilizados pelos estudantes de arquitetura –, além dos espaços de informática e uma sala de realidade virtual.