Alunos da 2ª série do Ensino Médio visitam Trianon para atividade especial

Publicado em 10 de novembro de 2015 às 14:36

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, sob orientação de professores do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, foram ao Parque Trianon no fim de outubro para realizar um trabalho sobre a relação dos organismos entre si e com o meio em que vivem.

A atividade teve como objetivo aplicar o conhecimento adquirido ao longo do ano, assim como apresentar conteúdos que serão estudados pelos alunos na 3ª série do Ensino Médio. Outro propósito do trabalho foi incentivar o vínculo dos estudantes com o Trianon para que eles passassem a enxergar aquele ambiente como um local rico e diverso.

No parque, os alunos se dividiram em grupos para fazer uma coleta de dados. Em seguida, os dados foram colocados em uma planilha e analisados, obtendo-se dessa análise informações a respeito da temperatura do ar, som, luminosidade e umidade do ambiente. Na sequência, cada grupo explorou um local demarcado do bosque do Trianon para verificar sua biodiversidade, fotografando as espécies mais destacadas e medindo a área total do espaço.

Por fim, em sala de aula, os estudantes organizaram todas essas informações e elaboraram relatórios que abordavam a riqueza das espécies, a quantidade de organismos encontrados e os fatores abióticos constatados nas investigações feitas no parque. Mais tarde, juntamente com seus professores, eles analisaram e discutiram as informações dos relatórios para comparar as diferentes áreas do Trianon.