Alunos da 1ª série do Ensino Médio recebem tablets

Publicado em 6 de março de 2015 às 16:09

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 2 de março, a entrega de tablets aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Como de costume, a cerimônia contou com a participação das diretorias executiva e pedagógica do Dante, que deram as orientações iniciais para o uso dos dispositivos.

Logo na abertura, o diretor financeiro do Dante, João Ranieri, destacou a proposta do Colégio em seguir investindo firmemente nas atualizações tecnológicas. “Esse momento representa a nossa continuidade nos grandes investimentos na área da tecnologia, regidos pela importância de essas novidades serem adequadas às melhores práticas pedagógicas. Com isso, também passamos a oferecer uma realidade mais coerente ao mundo dos jovens”, disse.

A diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, saudou os novos alunos do Ensino Médio e falou da abordagem dantiana às novas tecnologias. “O Dante apostou na tecnologia e acredita em seu uso de modo bastante ligado ao projeto pedagógico. Não é o caso de distribuirmos os tablets para uso de qualquer maneira, e sim aliar o aparato a todo esse novo processo que está se iniciando para vocês em 2015”, explicou.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, ofereceu instruções básicas sobre a manutenção e as políticas de segurança da ferramenta. Em seguida, falou das proporções que o trabalho tomou. “O uso dos tablets é um sonho que começou em 2011, pouco depois do lançamento mundial do produto, e hoje o nosso projeto é conhecido nacionalmente”, disse. Além disso, ela apresentou os membros do Comitê Gestor Discente e a equipe dos integrantes do departamento que coordena.

A professora Valdenice também expôs, resumidamente, a cronologia do uso das tecnologias avançadas na instituição: em 2002, teve início a implantação das lousas digitais; em 2006, os alunos assistiram à introdução do Moodle; em 2008, iniciou-se o uso da tecnologia Wi-Fi; em 2009 e 2010, os netbooks passaram a ser usados em regime 1:1 nos laboratórios e nas salas de aula, respectivamente; em 2011, os tablets foram inseridos experimentalmente na sala de aula e iniciou-se a formação continuada de professores para o uso dessa ferramenta; em 2012, o programa Dante Tablet (que agora faz parte do Dante Mobile) foi estendido a todas as 1as séries do Ensino Médio e criou-se o Comitê Gestor Discente; em 2013, a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio passaram a fazer uso dos tablets diariamente; em 2014, todas as turmas do Ensino Médio já estavam utilizando  os tablets do Colégio; em 2015, iniciou-se o projeto AjuDante, ação que, além de levar, sob a tutela dos próprios alunos do comitê, aproximadamente 240 tablets à ONG Acorde e ao Quintal da Criança, assegurará às crianças ali atendidas o conhecimento obtido nos últimos anos pelo mesmo comitê na gestão dos recursos do dispositivo móvel.

no images were found