Alunos aprovados em teste de fluência em italiano recebem certificado

Publicado em 29 de maio de 2017 às 17:46

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 12 de maio, a entrega de certificados aos alunos aprovados na certificação CILS, que atesta, em diversos níveis, conhecimentos na língua italiana. Participaram do encontro alunos de diversas idades, que receberam o documento emitido pela Universidade de Siena, responsável pela avaliação. Ao todo, 56 dantianos receberam o certificado. A prova foi realizada em dezembro de 2016.

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, sistema utilizado nesse tipo de teste, tem seis níveis diferentes de avaliação, começando pelo A1, que atesta conhecimentos básicos na língua, passando pelo A2, B1, B2 e C1, até chegar ao C2, que indica domínio pleno do idioma. Os alunos do Dante que fazem o teste geralmente são do Ensino Fundamental e costumam passar pela avaliação nos níveis A1 e A2. Na ocasião, no entanto, uma parcela de alunos do 9º ano decidiu ir além e realizar o teste no nível B1, que já é o nível de conhecimento exigido por parte das instituições de ensino superior da Itália.

A coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, elogiou o desempenho dos alunos. “É ótimo termos cada vez mais alunos realizando essa prova e também vermos como os resultados vêm melhorando. Essa avaliação externa, realizada pela Universidade de Siena, é muito importante e demonstra, com muita fidelidade, o grau de conhecimento dos alunos, alguns dos quais já aprovados em um nível suficiente para o ingresso em universidades italianas”, disse.

Os alunos que realizam a prova de certificação passam por um curso preparatório de dois meses, destinado, para aqueles que tentarão obter aprovação nos níveis A2 e A1, a colaborar com a fixação de conteúdo já passado em sala de aula. Os alunos que buscaram aprovação no nível B1 também participaram de um curso, mas tendo contato com informações novas.