9º ano e Ensino Médio participam de atividade preparatória para criação de aplicativos

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 11:19

Alunos do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, além dos alunos do NIDe (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento), participaram, no dia 18 de setembro, de um hackday, atividade de programação preparatória para a Maratona de Aplicativos da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), que será realizada em parceria com o Google.

Destinado ao aprendizado de programação e desenvolvimento de aplicativos, o hackday contou com a participação de Camila Achutti, CEO e fundadora do Mulheres na Computação, site que oferece suporte e incentivo para que mais mulheres participem do mundo da tecnologia.

Com a ajuda de Camila, os alunos criaram um aplicativo do zero. Em primeiro lugar, cada grupo de estudantes pensou em um problema a ser resolvido e de que forma isso poderia ser feito, desenvolvendo assim a ideia inicial. Em seguida, fizeram no papel um protótipo de todo o aplicativo.

Em um segundo momento, Camila falou aos alunos sobre noções de linguagem de programação e apresentou alguns conceitos de startups. Por fim, os dantianos escreveram toda a programação envolvida em seus aplicativos e os apresentaram ao restante dos colegas.

“O que mais me motiva é quem, com eventos como estes, nós transformamos. Conseguimos impactar os alunos com um ensino de programação voltado para a nova geração”, comentou Camila. “Espero sempre que eles saiam dessa passividade e se tornem ativos na própria educação. Quero que eles pensem em criar as mudanças que eles querem ver, tornando-os criadores da própria formação”, completou.

Para os alunos do Dante, o hackday permitiu um melhor preparo para a Maratona de App, evento no qual eles deverão desenvolver um aplicativo para Android que possa melhorar a educação no Brasil. Eles poderão apresentar seus aplicativos no dia 13 de outubro e, no dia 19, serão revelados os 10 finalistas.

no images were found