5º ano do Dante visita fazenda de café

Publicado em 5 de outubro de 2016 às 11:52

Os alunos do 5º ano do Colégio Dante Alighieri visitaram, entre os dias 27 a 29 de setembro, a fazenda de café Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí. O local, que no século XIX se destacou como grande área produtora do grão, mantém, até hoje, a estrutura daquele período. Na ocasião, os dantianos participaram de atividades e conheceram um pouco da trajetória do café em nosso país.

Orientados por monitores, os alunos visitaram locais como o museu do café, a igreja, a casa sede, as senzalas, as tulhas, os maquinários para o beneficiamento do grão, a casa do colono e o cafezal. Assim, em paralelo com o estudo em sala de aula sobre o ciclo cafeeiro, os dantianos puderam formar uma imagem ilustrativa daquele período de nossa história, que percorre capítulos como o da escravidão e o da imigração italiana.