1º ano visita Sítio do Pica-Pau-Amarelo

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 11:01

De 4 a 7 de novembro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri tiveram a oportunidade de visitar o espaço temático Sítio do Pica-Pau-Amarelo, em Mairiporã-SP. A atividade ilustrou o conteúdo sobre folclore estudado em sala de aula.

Segundo a professora Angela de Cillo Martins, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, a atividade contempla a descoberta da leitura e da escrita feita pelos alunos nessa faixa etária.

“No 1º ano, os alunos já têm uma idade adequada para entender o que é folclore, o que é lenda e o que é realidade”, explicou a professora Angela. “Em sala de aula, eles trabalharam a questão do folclore na obra de Monteiro Lobato [criador das histórias infantis do “Sítio do Pica-Pau-Amarelo”]. Então, a visita ao Sítio do Pica-Pau-Amarelo completa esse conteúdo, pois, no local, as crianças veem o Saci, a Cuca e ouvem histórias do Tio Barnabé, por exemplo”, completou.

De fato, no Sítio do Pica-Pau-Amarelo, os dantianos puderam interagir em estações temáticas criadas em referência a obras e personagens de Monteiro Lobato, tais como a casa da Dona Benta; a cozinha da Tia Nastácia; a cabana do Tio Barnabé; a gruta da Cuca; o laboratório do Visconde; e o Reino das Águas Claras.